ABNT NBR 8545:1984

1) Antes de iniciar a execução da primeira fiada , deve-se , verificar se existe desnível na base de marcação . Em caso de existência , executar camada de argamassa de regularização afim de planificar.

• As juntas de assentamento deverão ser executadas no sentido horizontal e vertical , de preferência com espessuras de 1 cm a 2 cm .

👉🏻Dica : dependendo do tamanho da espessura que você adotar na junta de assentamento seu consumo de cimento pode aumentar ou diminuir é necessário ter bastante atenção nesse quesito muitos profissionais não se atentam na hora de orçar. Ex : se você usa 10 sacos de cimento para assentar um muro com 2cm de junta se seu pedreiro assentar com 4 cm seu consumo duplica para 20 sacos de cimento.

•Definir a locação de vãos das portas , conforme projeto obedecendo a folga da espera de 9cm na largura para o caso de portas prontas de madeira e 5 cm na altura.

Obs : ‼A folga de 9cm é para instalação da porta ‼.

•Executar as demais fiadas , procurando no mínimo de quebras e proporcionando espessuras de 1,5cm em média.

•Poderá ser utilizada junta de assentamento completa em alvenarias internas por algum critério do engenheiro da obra ou por determinação de projetos .

Comentar